Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

Comemorações

DIA DAS LÍNGUAS: CHÁ MULTILINGUE

Espanha            


França




Inglaterra


XIII MOSTRA DE TEATRO DA AMADORA

Textos de opinião/ crítica 

     Uma experiência de teatro no auditório dos Recreios da Amadora deve ser sempre inesquecível.  A grandiosidade do palco, toda a equipa técnica que está por detrás do espetáculo, toda a experiência em si.
    O espetáculo foi composto por três representações. A primeira consistia numa breve dramatização de várias partes d´Os Lusíadas e ainda era composta por um poema de Andreia Valente. A segunda peça era uma adaptação livre do consílio dos Deuses, episódio pertencente também à obra Os Lusíadas. Por fim, a última atuação retratava a vida das mulheres que deixaram a sua marca na História de Portugal, como Inês de Castro, Amália Rodrigues, Padeira de Aljubarrota e Florbela Espanca.
     Para finalizar o espetáculo, as professoras encarregues de toda a apresentação, Prof. Clara Teles e Prof. Graça Gerardo, procederam aos agradecimentos.
     O feedback do público foi muito positivo, tendo manifestado muito agrado pela representação da Escola Almeida Garrett.
                                                                                    Mariana Gonçalves, 9º B

     No dia 20 de maio de 2012, às 16h, os Recreios da Amadora tornaram possível, a um grupo de alunos apaixonados pelo teatro, dar vida a mais um espetáculo que foi recebido por uma sala cheia.
     Devido à minha participação na obra dramática só me foi possível assistir às dramatizações do primeiro grupo.
     “Acordar em nós…” foi dramatizado por dez alunos da turma A do nono ano da escola Almeida Garrett.
     O elenco foi composto por: Bernardo Fangueiro, Francisco Santos, Liliana Pinto, Maria Francisca Delgado, Miguel Ferreira, Nuno Correia, Sancha Antão, Sílvia Surpanu, Sofia Santos e Tiago Montes.
     Nesta peça foi recitado um poema de Andreia Valente, “Porque choras pescador”; o “Mar Português” de Fernando Pessoa; e alguns excertos retirados d’ Os Lusíadas : a “Batalha de Aljubarrota”, as “Despedidas em Belém”, o “Adamastor”, a “Tempestade” e a “Chegada a Calecut”.
     Os alunos mencionados exerceram bastante bem os seus papéis, sendo expressivos e falando pausadamente, dando ao espectador a possibilidade de perceber claramente o que diziam e de captar os diferentes momentos que se sucediam.
     Os aplausos do público valeram mais que qualquer palavra de incentivo, o que nos fez compreender que não houve apenas uma boa representação, mas sim um excelente espetáculo.
                                                Ana Margarida Rodrigues, 9º A

     O espetáculo que se realizou no dia 20 de Maio, nos recreios da Amadora, foi um sucesso! Todos os alunos da Escola E.B 2,3 Almeida Garrett atuaram bem e todo o público adorou. Atuaram 3 grupos, pondo em cena três peças: Acordar em nós… ; Conselho dos Deuses; Mulheres de Portugal.
     Para mim, o que mais se destacou foi o primeiro grupo, com a peça “Acordar em nós…”, por ter tudo mais organizado, em comparação com os outros grupos. O segundo grupo do “Conselho dos Deuses” também se saiu bem apesar de ter muitas entradas e saídas de personagens. O terceiro  grupo concentrou-se ao máximo para ter tudo na perfeição, saindo-se muito bem.

                                                                                                                    Bernardo Fangueiro, 9º A


     No dia 20 de maio de 2012, alguns alunos do 9º ano da escola Almeida Garrett  foram aos Recreios da Amadora representar três peças.
    Na primeira peça, representada por alguns alunos do 9ºA, as cortinas abriam e já estavam em cena todas as personagens, em estátua. De seguida, cada uma tinha a sua vez de brilhar dizendo alguns versos de Luís de Camões, de Fernando Pessoa e de Andreia Valente (uma das alunas do 9ºAno). Penso que a peça correu muito bem. Ninguém se enganou e a peça pareceu estar muito bem preparada.
    A segunda peça, dramatizada por alguns alunos do 9ºB, era uma adaptação do Consílio dos Deuses. Os alunos estiverem todos muito bem e penso que quem se destacou mais foi Edgar Cabral, pela sua boa representação e por ser uma personagem muito cómica.
    Para terminar, uma terceira peça, escrita por Andreia Valente e dramatizada pelos restantes alunos do 9ºA. Uma peça chamada “Mulheres de Portugal”, em que, à esquerda do palco, um pintor pinta um quadro com quatro mulheres portuguesas: Inês de Castro, Padeira de Aljubarrota, Amália Rodrigues e Florbela Espanca; e elas vão atuando, uma de cada vez, e ficando em estátuas quando acaba a sua intervenção, recitando poemas ou representando cenas da sua vida.  De repente, o pintor agita a tela e elas aparecem todas no mesmo sítio e conhecem-se. Acho que esta terceira peça teve muita criatividade, foi muito bem representada e que a personagem que se destacou mais foi a padeira de Aljubarrota com o seu sentido de humor.
    Penso que o teatro no geral devia ter tido um fim mais emocionante, pois apenas agradeceram ao som de uma música. E acho que esta escola tem muito talento e deveria continuar a realizar trabalhos como estes!
                                                     
                                                                                                         Sancha Antão, 9º A

     No passado dia 20 de Maio, nos Recreios da Amadora, teve lugar a apresentação de um espetáculo da Escola E.B. 2,3 Almeida Garrett na XIII Mostra de Teatro da Amadora, organizada pelas professoras Clara Teles e Graça Gerardo.
    As atuações começaram por volta das 16h com a atuação de vários alunos do 9ºA. Um poema de Andreia Valente iniciou o espectáculo. Seguiu-se a recitação de estrofes d’ Os Lusíadas e o poema de Fernando pessoa, “Mar Português”.
     De seguida, foi representada uma excelente adaptação livre do Consílio dos Deuses pela turma B do 9ºAno.
     A última representação retratou algumas das mulheres mais conhecidas de Portugal. Com o amor trágico de D. Pedro e Inês de Castro, o encontro da padeira de Aljubarrota com Nuno Álvares Pereira,  a triste história de Florbela Espanca e de Amália Rodrigues deu-se por encerrado o espectáculo.
   Conclui-se que pessoas pequenas fazem grandes trabalhos.

                                                                              Gabriel Rodrigues, 9ºA


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.