Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

25/05/2014

Lneg



Realizada com sucesso no dia 21 de Maio, a visita de estudo à Litoteca do LNEG Laboratório Nacional de Energia e de Geologia, os alunos puderam realizar experiências diversificadas com amostras de rochas.
Esta atividade decorreu de forma entusiástica e em bom clima, não tendo sido registados quaisquer problemas disciplinares.
Podem consultar dois dos relatórios elaborados por dois dos alunos que participaram nesta atividade e assitir a um pequeno vídeo criado com imagens tiradas ao longo da visita.

Os professores: Maria Tereno,  Isabel Torres, Fátima Veldo, Lucília Carneiro e Tomás Patrocínio



Litoteca do LNEG Laboratório Nacional de Energia e de Geologia
 

Torneio de Futebol5 da Amadora - Jogos Juvenis da Amadora

Realizado com sucesso no dia 15 de Maio, no Complexo Desportivo Monte da Galega, com a participação de 6 Equipas, 51 alunos (8 alunos do 2ºCiclo e 43 alunos do 3ºCiclo) selecionados pelos Professores de Educação Física.
O torneio decorreu de forma entusiástica e em bom clima de fair play, não tendo sido registados quaisquer problemas disciplinares.
Classificações relevantes obtidas: Uma equipa 2º Classificada e três equipas 3º Classificadas. A participação neste Torneio atingiu os objetivos delineados.
Foram propostos para Quadro de Mérito Desportivo 32 alunos.
NOTA: Este ano, a organização eliminou a participação do escalão Infantil A masculino e feminino pelo que não foi possível participar com estas equipas, como era habitual.








22/05/2014

SEMANA DAS EXPRESSÕES de 26 a 30 de Maio

No decorrer desta semana  serão dinamizadas diversas atividades no âmbito das disciplinas do Departamento de Expressões:

Educação Física 2º e 3º ciclos 
  •  QUADROS DE MÉRITO DESPORTIVO - Divulgação de vídeos e transmissão pelo  MEO canal.
Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º ciclo

 WORKSHOP  EXPRIMARTE  atividade desenvolvida no exterior das salas 
de aula e com carácter ecológico.

Educação Tecnológica do 3º ciclo
  • PINTURA MURAL alusiva à obra de Almeida Garrett 
Educação Visual de Educação Tecnológica do 2º e 3º ciclos 
  • EXPOSIÇÂO DE TRABALHOS realizados no âmbito das disciplinas.  Os trabalhos serão expostos no átrio e na biblioteca escolar.
Educação musical 2ºciclo
  • Atividades no âmbito da OFICINA dos SONS e GRUPO MULTILINGUE 

Junta-te a nós!

Concurso literário

Caro visitante,
Após uma árdua seleção, vamos finalmente dar a conhecer os vencedores do Concurso Literário 2014 e poderás aceder aos textos elaborados por estes alunos.
A todos os que participaram os nossos Parabéns!
Professora Clara Teles


http://issuu.com/olgatavares/docs/concurso?e=1134752/7968325 



Recital de Primavera



No âmbito do projeto “Educar para a Cidadania”, e das ações de voluntariado desenvolvidas na escola, a turma A do 5ºano deslocou-se no passado dia 15 de maio ao Lar de Santo António em Alfragide.
Esta atividade teve por objetivo promover o convívio inter-geracional através da divulgação de algum do trabalho que a turma tem vindo a desenvolver nas aulas de Educação Musical.
Os alunos cantaram, recitaram poemas e, por fim, foram convidados a lanchar com os residentes, com os quais mantiveram diálogos animados e enriquecedores.
Ainda não tínhamos saído do Lar e já os alunos perguntavam se poderiam lá voltar, ao mesmo tempo que relatavam as histórias que lhes tinham sido contadas pelos idosos.
O balanço final foi bastante positivo e gratificante.
As professoras
Fátima Veleda e Olga Tavares



15/05/2014

Energias Renováveis – Desenvolvimento Sustentável



No âmbito do Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal da Amadora, a turma E do 6.° ano participou no passado dia 6 de maio, na segunda e última fase da atividade “Energias Renováveis – Desenvolvimento sustentável”.
O objetivo desta atividade foi sensibilizar os alunos para a problemática do desenvolvimento mundial à base de combustíveis fósseis, quer a nível de esgotamento de reservas, quer da poluição do planeta, dando a conhecer energias renováveis que permitem um desenvolvimento sustentável, assim como comportamentos individuais que promovam uma melhor eficiência energética.
Após uma apresentação e sensibilização para o tema, feita por uma representante da CMA com recurso a um PowerPoint, os alunos procederam à montagem de equipamentos utilizando energia solar/construção de carros solares.
O balanço final foi bastante positivo e traduzido não só pelo entusiasmo e empenho dos alunos, mas também pela avaliação que estes, individualmente, fizeram da mesma.

A professora: Fátima Veleda






Laboratório Aberto

No dia 8 de maio de 2014, realizou-se a atividade Laboratório Aberto na nossa escola. A atividade foi dinamizada pelos alunos das turmas D do 7º ano, A e E do 8º e A do 9º ano. Os alunos demonstraram e explicaram aos alunos,  professores e encarregados de educação várias atividades experimentais da Física e da Química.

A todos os que participaram o nosso obrigado!

12/05/2014

TICeduca Júnior 2014

Tendo em conta as atividades desenvolvidas com os alunos, no âmbito do projeto “O Canto do Vasquinho” nomeadamente a criação de livros digitais, foi elaborado uma comunicação para o encontro nacional TICeduca Júnior 2014 "DIÁRIOS DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO DIDAPAGES E DE UMA PLATAFORMA MOODLE NAS ÁREAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO MUSICAL E CIÊNCIAS NATURAIS", que decorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no dia cinco de maio de 2014. Este encontro pretendeu reunir no espaço académico projetos inovadores realizados por crianças e jovens de várias idades.
Alguns alunos das turmas A e C do 5.º ano, estiveram presentes a apresentar o projeto “o Canto do Vasquinho” e os livros digitais elaborados ao longo do presente ano letivo, nas disciplinas de Educação Musical e Ciências Naturais e o conto "O Vasquinho e o lixo marinho" que concorreu ao concurso nacional Marlisco.
Aos alunos Filipa, Henrique e Mariana do 5.º A e Diogo Nunes, Maria Leonor e Neuza do 5.º C, os nossos parabéns pelo excelente comportamento e desempenho demosntrado que muito dignificou a nossa escola e as professoras que os acompanharam.  
As professoras Olga Tavares e Maria Tereno


TIC educa Júnior 2014

Moinho em Festa

No passado dia 9 de maio de 2014, o grupo de teatro "Almeidinhas" da EB1 JI Alto do Moinho, participou na XV Mostra de Teatro nas Escolas, nos recreios da Amadora, com a peça de teatro Moinho em Festa.
Alunos e professores estão de PARABÉNS, pela criatividade, empenho e dedicação.



Moinho em Festa

Jogos Juvenis da Amadora



Torneio de Andebol – 9 Maio 2014

EB 2,3 S. M. Breyner – Infantis, Iniciados – Andebol 5
ES Amadora – Juvenis – Andebol 7


Alunos propostos para o QMD pela excelente exibição e comportamento demonstrado que muito dignificou a nossa escola. 
Alunos e professores estão de parabéns!

Quadro de Mérito Desportivo