Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

06/04/2014

Semana da Leitura e da Escrita

Na última semana do período, os alunos navegaram num mar de palavras, frases, versos e textos. Com efeito, houve diversas atividades que permitiram viajar no Português.
O Concurso de Ortografia, direcionado para o segundo ciclo, decorreu numa primeira fase, no espaço de sala de aula, entre os dias dezassete e vinte e um de março. Os alunos apurados estiveram presentes na fase final, no dia três de abril.
O Concurso Literário ocorreu no dia dois de abril, na Biblioteca Escolar, tendo os alunos do terceiro ciclo redigido textos narrativos a partir da observação de um objeto. O apuramento dos vencedores será feito no início do 3º período.
O projeto “Pais vêm à escola” também foi implementado durante esta semana, envolvendo alguns pais dos alunos dos segundo e terceiro ciclos, que, a convite dos alunos e docentes do grupo disciplinar de Português, dinamizaram atividades várias no âmbito da leitura e da escrita.
Algumas turmas da escola sede e os alunos do Clube de Teatro receberam turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo, pertencentes ao Agrupamento, que, na perspetiva de uma aprendizagem integradora, recitaram poemas, apresentaram obras lidas, dramatizaram textos estudados em sala de aula, fizeram um Peddy Paper… Os alunos do oitavo ano, turma D, realizaram tertúlias literárias envolvendo turmas do nono ano (A e D) e do segundo ciclo.
Realizou-se, ainda, uma exposição de marcadores de livros, contendo versos ou excertos de obras literárias estudadas em sala de aula ou lidas autonomamente pelos alunos. A ilustração foi efetuada em articulação com a disciplina de Educação Visual.

Esta viagem não acabou… É uma viagem sem fim à vista!




Professora Clara Teles

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.