Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

30/10/2012

Eleição para a Associação de Estudantes

 Os alunos participaram mais uma vez efusivamente na eleição dos membros dirigentes da sua Associação de Estudantes. 
     Nos dias 25 e 26 de outubro, decorreu a campanha eleitoral, com bastante euforia e ânimo por parte dos elementos das listas (A,B e C) e dos seus apoiantes. 
     No passado dia 29 de outubro, teve lugar a eleição, saindo vencedora a lista C, liderada por Miguel Carvalho, aluno do 9º Ano.




Um "jornalista" do 8º Ano fez uma notícia deste acontecimento:

    Eleições na Almeida Garrett

     Na E.B. 2,3 Almeida Garrett, decorreu, nos dias 25 e 26 de outubro, a campanha eleitoral para a Associação de Estudantes. Foram entregues três listas candidatas: lista A, constituída na sua maioria por alunos do 8º Ano; lista B, composta por alunos do 7º Ano, e a lista C, por alunos do 9º Ano.
     As eleições decorreram dentro da normalidade no dia 29 de outubro, entre as 9.45h e as 15.15h. Um aluno do 8º Ano que não se quis identificar declarou "A Associação de Estudantes é muito importante numa escola porque são estes alunos que colaboram na sua dinamização. O plano de atividades que foi definido pela lista eleita será cumprido."
     Toda a comunidade escolar aguardava com ansiedade o resultado da votação. Às 15.45h, os representantes da mesa eleitoral fizeram a contagem dos votos, estando a direção, órgão que acompanha o processo, presente. Segundo a professora Clara Santos, "foi um processo eleitoral que decorreu de uma forma cívica, em que os alunos estiveram muito bem em todas as fases. Vença a lista que vencer, fará de certeza uma boa representação dos alunos da nossa escola".
     Finalmente, às 16h, foi divulgada a lista vencedora, presidida pelo aluno Miguel Carvalho.

                                                                                          Pedro Correia, 8º B

23/10/2012

     
     Tendo por objetivo mostrar que é fundamental viver com referência a valores universais e inculcar a semente da cidadania naqueles que serão a geração futura, a escola vai dar continuidade à sua participação no projeto “Educar para a Cidadania” promovido pelo Banco Alimentar contra a Fome.
     Este projeto irá ser desenvolvido, em cada uma das turmas inscritas, ao longo de seis sessões de 45 minutos nas aulas de Educação para a Cidadania.
 A professora
Fátima Veleda

16/10/2012

12 de outubro - Dia da Hispanidade


     Este ano letivo o grupo de espanhol celebra o dia 12 de outubro, dia da festa nacional espanhola ou “Dia da Hispanidade”.
     Uma exposição no átrio da escola e um concurso no espaço da biblioteca, para além de atividades  ao nível da sala de aula , nomeadamente a passagem de vídeos sobre as comunidades espanholas, sobre os países de língua espanhola, assim como a visualização do filme , “1492- el descubrimiento de América”, são algumas das atividades incluídas na celebração deste dia.  Na biblioteca, o concurso aberto a toda a comunidade educativa,   consiste no preenchimento de um questionário sobre a festa do 12 de outubro.
     De entre todos os alunos que acertarem na totalidade das respostas serão sorteados três. E.... serão atribuídos prémios!!!! Participa. O concurso decorre entre o dia 9 e o dia 19 de outubro.
                                                                Grupo de espanhol. Departamento de línguas

02/10/2012

O que é aprender e pensar?

Aprender e pensar... Alguns alunos dão a sua opinião!

Aprender e pensar são duas capacidades que nos permitem ver o mundo de uma maneira diferente de qualquer outro ser vivo,  ter uma opinião própria, descobrir o que no passado foi história e planear o futuro.
São duas coisas diferentes mas que se completam. Derivada do latim, apprehendĕre, aprender é uma palavra com muitos significados, é adquirir o conhecimento ou domínio (de assunto, matéria…) através do estudo ou da prática, tornar-se capaz, é conhecer novos conteúdos.
Também derivada do latim, pensāre, pensar é ter uma opinião, um ponto de vista, acreditar nalguma coisa, é julgar ou compreender, raciocinar, é refletir, é uma atividade do espírito, é uma característica muito abstrata que se pode ver de diferentes maneiras.
As capacidades de aprender e pensar dão ao ser humano a possibilidade de evoluir e descobrir novas formas de se relacionar com o meio envolvente através de descobertas que lhe permitem conquistar conhecimentos e deixar marcas no mundo que o podem transformar para sempre.
Resumindo, aprender e pensar são a base do ser humano, são capacidades que o tornam diferente de todas as outras espécies existentes, provocando em nós sabedoria, conhecimento, possibilidade de sermos nós próprios e não dependermos de nada nem ninguém. Não há definição própria para estas duas palavras, existem apenas opiniões e reflexões sobre estas duas grandes dádivas que nos foram atribuídas e que se calhar não são tão valorizadas como deveriam ser.
                                                                                                              Mariana Gomes, 8ºB




Aprender e pensar, as únicas coisas que tornam o ser humano único. Este é um tema de que quase ninguém fala. E porquê? Porque estão demasiado ocupados com coisas que se calhar não interessam...
Aprender é uma das coisas que marca o nosso desenvolvimento, como por exemplo, ler, escrever, contar ... Tudo isso nos marca. Posso não gostar muito de estar nas aulas, mas aprender é fundamental e eu sei disso.
Pensar é outra capacidade que marca o desenvolvimento do ser humano, outra coisa que nos torna únicos. Se repararmos, nós pensamos para quase tudo, para resolver um exercício, para fazer uma composição, mesmo que não dêmos conta.
Aprender e pensar, duas capacidades que fazem de nós pessoas melhores. O que era o passado sem isto? E o que será o futuro? Perguntas para as quais se calhar nunca haverá resposta...
Simone, 8º B


Este texto destina-se a refletir sobre o tema ‘’aprender e pensar’’. Isto pode ser trabalhoso porém interessante e pode proporcionar-nos muita alegria.

Aprender é adquirir conhecimentos em qualquer lugar, mas normalmente associa-se à escola, que é um local de aprendizagem. Na escola podemos aprender coisas sobre diversos temas nas disciplinas e também aprender a conviver com os outros.
          Pensar é refletir sobre qualquer coisa que nos rodeia, questionarmo-nos sobre um assunto. Para fazer esta composição estou a pensar/refletir sobre este tema. Podemos relacionar aprender e pensar, porque para aprendermos alguma coisa temos de refletir sobre ela, e perceber o seu interesse.

Em suma, aprender e pensar estão relacionados e quando adquirimos este conhecimento e sabemos refletir sobre ambos os conceitos, sentimos uma alegria por poder exprimir a nossa opinião.
                                                                                                                                               Bárbara Morais, 8ºD