Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

02/10/2012

O que é aprender e pensar?

Aprender e pensar... Alguns alunos dão a sua opinião!

Aprender e pensar são duas capacidades que nos permitem ver o mundo de uma maneira diferente de qualquer outro ser vivo,  ter uma opinião própria, descobrir o que no passado foi história e planear o futuro.
São duas coisas diferentes mas que se completam. Derivada do latim, apprehendĕre, aprender é uma palavra com muitos significados, é adquirir o conhecimento ou domínio (de assunto, matéria…) através do estudo ou da prática, tornar-se capaz, é conhecer novos conteúdos.
Também derivada do latim, pensāre, pensar é ter uma opinião, um ponto de vista, acreditar nalguma coisa, é julgar ou compreender, raciocinar, é refletir, é uma atividade do espírito, é uma característica muito abstrata que se pode ver de diferentes maneiras.
As capacidades de aprender e pensar dão ao ser humano a possibilidade de evoluir e descobrir novas formas de se relacionar com o meio envolvente através de descobertas que lhe permitem conquistar conhecimentos e deixar marcas no mundo que o podem transformar para sempre.
Resumindo, aprender e pensar são a base do ser humano, são capacidades que o tornam diferente de todas as outras espécies existentes, provocando em nós sabedoria, conhecimento, possibilidade de sermos nós próprios e não dependermos de nada nem ninguém. Não há definição própria para estas duas palavras, existem apenas opiniões e reflexões sobre estas duas grandes dádivas que nos foram atribuídas e que se calhar não são tão valorizadas como deveriam ser.
                                                                                                              Mariana Gomes, 8ºB




Aprender e pensar, as únicas coisas que tornam o ser humano único. Este é um tema de que quase ninguém fala. E porquê? Porque estão demasiado ocupados com coisas que se calhar não interessam...
Aprender é uma das coisas que marca o nosso desenvolvimento, como por exemplo, ler, escrever, contar ... Tudo isso nos marca. Posso não gostar muito de estar nas aulas, mas aprender é fundamental e eu sei disso.
Pensar é outra capacidade que marca o desenvolvimento do ser humano, outra coisa que nos torna únicos. Se repararmos, nós pensamos para quase tudo, para resolver um exercício, para fazer uma composição, mesmo que não dêmos conta.
Aprender e pensar, duas capacidades que fazem de nós pessoas melhores. O que era o passado sem isto? E o que será o futuro? Perguntas para as quais se calhar nunca haverá resposta...
Simone, 8º B


Este texto destina-se a refletir sobre o tema ‘’aprender e pensar’’. Isto pode ser trabalhoso porém interessante e pode proporcionar-nos muita alegria.

Aprender é adquirir conhecimentos em qualquer lugar, mas normalmente associa-se à escola, que é um local de aprendizagem. Na escola podemos aprender coisas sobre diversos temas nas disciplinas e também aprender a conviver com os outros.
          Pensar é refletir sobre qualquer coisa que nos rodeia, questionarmo-nos sobre um assunto. Para fazer esta composição estou a pensar/refletir sobre este tema. Podemos relacionar aprender e pensar, porque para aprendermos alguma coisa temos de refletir sobre ela, e perceber o seu interesse.

Em suma, aprender e pensar estão relacionados e quando adquirimos este conhecimento e sabemos refletir sobre ambos os conceitos, sentimos uma alegria por poder exprimir a nossa opinião.
                                                                                                                                               Bárbara Morais, 8ºD



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.