Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

29/05/2012

XIII MOSTRA DE TEATRO (RECREIOS DA AMADORA)

                A primeira peça, adaptada dos vários episódios bélicos, naturalistas e simbólicos d’Os Lusíadas e construída pela Professora Clara Teles, foi muito bem representada e transmitiu uma sensação real ao público, que parecia transportado para a própria era dos Descobrimentos. Tal e qual a época, o espetáculo começou com uma dramatização individual de algumas personagens da História de Portugal, já presentes em palco, enquanto estátuas. A grande aposta na caracterização dos atores deu maior ênfase à peça como também a tornou mais real.



            A segunda peça, adaptação do episódio do Consílio dos Deuses pela Professora Graça Gerardo e os seus alunos, misturou passado e presente com uma pitada de humor, que fez, por momentos, o público troçar da própria tormenta da “crise económica” que o país enfrenta. Os deuses, em vez de decidirem sobre o futuro Português no Oriente, decidiram sobre a prosperidade económica Portuguesa, envolvendo também o enredo da viagem de Vasco da Gama. Foi uma peça adequada ao contexto atual e que conseguiu soltar várias gargalhadas ao público.



            Não esquecendo a padeira de Aljubarrota, mas sim misturando-a com D. Inês de Castro, Florbela Espanca e Amália Rodrigues (figuras ilustres femininas da História de Portugal), a última peça do espetáculo revelou muita criatividade por parte da autora, Andreia Valente, e outros colegas do 9ºA. Foi uma miscelânea de acontecimentos individuais de cada personagem que no fim se juntaram todas e acabaram por tomar cada uma o seu rumo. Foi uma peça cativante, com muitos sentimentos à mistura,  revelando-se muito boa.
                                                                                                                        Francisco Santos, 9ºA
       Leia mais opiniões na página Comemorações



22/05/2012

Campeonato Inter-escolas do Jogo do 24

     No âmbito do Plano da Matemática, e com o objetivo de promover a articulação entre todas as escolas do Agrupamento, vai realizar-se no próximo dia 13 de Junho o Campeonato Inter-escolas do Jogo do 24.
     Este campeonato será realizado na escola sede, pelas 14h e 15 minutos, e nele participarão alunos do terceiro, quarto e quinto anos.
Informa-te junto do teu professor e PARTICIPA !

                        A coordenadora do PM    Fátima Veleda

08/05/2012

Torneio de Andebol

  No dia 27 de abril 2012 participámos no Torneio de Andebol, no âmbito dos Jogos Juvenis da Amadora, com os escalões Inf A, Infantis B e Iniciados.
                                             Consulte os resultados na página de Educação Física