Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

16/12/2013

Concerto de Natal da Orquestra Geração - Amadora

 
Caro visitante,
Os alunos da Orquestra Geração Almeida Garrett em conjunto com a Orquestra Geração Escola Miguel Torga e Orquestra Geração Pedro d`Orey vão tocar, no próximo dia 18 de dezembro de 2013 pelas 18:30 nos Recreios da Amadora, o Concerto de Natal da Orquestra Geração.
A entrada é gratuita mediante o levantamento de ingresso e limitada à lotação da sala.
Os bilhetes serão disponibilizados nos dias 14 e 15 de dezembro (das 14.00h às 19.00h) e no dia 17 (das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 19.00h) na bilheteira dos Recreios da Amadora.
 
Podes aceder ao programa do concerto clicando aqui



Aparece!
 
 

15/12/2013

A Água dá-nos vida!

Olá alunos
 
 
 



Em colaboração com o projeto EcoEspaço da Câmara Municipal da Amadora, a EB 2,3 Almeida Garrett através da docente Maria José Tereno, participou numa atividade de sensibilização sobre medidas a tomar para prevenir a falta de água na nossa casa, o "Planeta Terra" com as turmas A, B, C, D, e E do Quinto ano.


O planeta Terra é o único lugar, atualmente conhecido no Universo, em que a água se apresenta em três estados: Sólido, líquido e gasoso.

A água encontra-se praticamente em toda a parte e ocupa aproximadamente 70% da Terra. Pode apresentar-se de formas diferentes: salgada ou doce, pura ou mineralizada, à superfície ou subterrânea, em gelo, neve, granizo, nevoeiro, chuva, vapor e ainda como principal constituinte dos seres vivos.

A sua distribuição no planeta é variável, uma vez que a água encontra-se em permanente movimento ciclo  natural da água. 

Cerca de 97% da água existente no planeta é salgada, restando apenas menos de 3%  de água doce, da qual, cerca de 2% encontra-se nos glaciares, no estado sólido, o que significa que não pode, para já, ser utilizada para consumo. Assim, menos de 1% de água encontra-se localizada no subsolo, nos rios e outros cursos de água e é esta que constitui a reserva de água potável. 

Água Potável
É uma água que se pode beber todos os dias, sem pôr a saúde em perigo. Não deve conter substâncias químicas, nem micróbios portadores de doença em quantidade perigosa.
A água potável deve ser  inodora, insalubre e incolor.


Ficam aqui alguns conselhos que os nossos alunos atentamente ouviram:

Na cozinha
- Não laves a loiça peça a peça. Junta-a e lava-a uma ou duas vezes por dia;
- Se tiveres máquina de lavar, não a ponhas a trabalhar sem a carga completa.
 
 Na lavagem da roupa
- Na máquina de lavar roupa, usa-a apenas com a carga máxima;
- Para pouca roupa ou peças isoladas não uses a máquina. Lava à mão.

 Na rega
- Há plantas que necessitam de pouca água. Evita regá-las sem necessidade;
- Se possível, utiliza a água de poços ou ribeiros ou mesmo água de lavagem de legumes e frutos;
- Regar de manhã cedo ou à noite é poupar água que se perde com o calor do sol, além de ser mais adequado para as plantas.

  Banhos
- Toma duche em vez de banho de imersão e não te esqueças: sê rápido e enquanto te ensaboas não deixes correr a água do chuveiro;
- Num duche, gastas 25 litros de água se demorares 5 minutos. Mais é desperdiçar água;
- Num banho de imersão gastas pelo menos três vezes a quantidade de água utilizada para tomar um duche;
- Utiliza chuveiros de baixo caudal e fluxo turbulento, assim como compressores nas torneiras, evitando gastos desnecessários de água;

 Lavatório
- Enquanto escovas os dentes fecha a torneira. Assim pouparás entre 10 e 30 litros de água.
- Nas tuas lavagens de higiene pessoal, tapa o buraco de saída da bacia e enche-a apenas com a água indispensável. Ao lavares as mãos, se deixares a torneira aberta poderás gastar 2 a 18 litros.

Autoclismo
- Em cada descarga do autoclismos gasta 10 a 15 litros de água. Deves utilizá-lo só quando for necessário;
- Diz aos teus pais para terem na tua casa um autoclismo de baixa capacidade ou de dupla dose e que diminua o volume de descarga do autoclismo colocando uma garrafa cheia de água ou areia no depósito do autoclismo;
- Não transformes a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papéis, cigarros (bem apagados) vão para o lixo.

 
Importante!
Não despejes para a o sistema de águas residuais, vulgarmente conhecido por saneamento, o óleo utilizado para cozinhar ou das latas de conserva, pois pode contaminar um milhão de litros de água. Esta quantidade é suficiente para uma pessoa viver 40 anos.
 
Até breve!