Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Folha de Viagens... Porquê? O que se pretende?

Como tributo a Almeida Garrett e a algumas das suas obras mais emblemáticas:
Folhas Caídas, Flores sem Fruto e Viagens na Minha Terra.

O discurso do narrador das Viagens faz apelo a vários enunciados. Aqui, a partir de vários registos, leituras e iniciativas pretende-se construir um discurso a várias vozes.
______________________________________________

contadores de visitas para blog

31/01/2012

Visita de estudo ao Palácio de Sintra

     No passado dia 9 de janeiro, os alunos do 6º Ano foram ao Palácio de Sintra, tendo visto salas diversas (Coroa, Galés, Brasão, Árabes...), aposentos dos Reis, capela, pátios...

     Mas o melhor mesmo é ler o texto de um aluno na página Visitas de Estudo !!

26/01/2012

Articulação de Língua Portuguesa entre ciclos: texto coletivo

   
      No decurso das atividades realizadas no âmbito da Articulação e Intercâmbio entre as escolas do nosso Agrupamento, encontra-se em fase de criação uma história coletiva que envolve os três ciclos.
      As escolas do Alto do Moinho e da Quinta Grande já deram a sua contribuição e os textos produzidos pelos seus alunos encontram-se neste momento a ser desenvolvidos pelos alunos do 2º Ciclo.


                Veja na página Articulação o contributo das escolas do 1ºCiclo e fique atento porque a saga... continua!

24/01/2012

DESPORTO: Corta-mato escolar e Torneio inter-turmas de Basquetebol

   Corta-Mato Escolar:

Realizado no dia 6 de dezembro, no Parque Urbano do Zambujal, contíguo à escola,  teve a participação de cerca de 218 alunos (39% da população escolar): 2º Ciclo Masculino - 73 alunos; 2º Ciclo Feminino - 47 alunas; 3º Ciclo Masculino - 64 alunos; 3º Ciclo Feminino - 34 alunas.
Foram feitos convites aos Encarregados de Educação, tendo-se verificado a sua presença efetiva enquanto espectadores e apoiantes.



Torneio Inter-turmas Basquetebol 3x3:
Realizado no dia 14 de dezembro, para os alunos do 2º Ciclo, e no dia 15 de dezembro, para os alunos do 3º Ciclo.  Os jogos foram disputados nos campos da escola, na variante 3X3, em meio campo, permitindo fazer três jogos em simultâneo e obedecendo ao princípio de proporcionar o maior tempo de prática efetiva possível.
Participaram no total 20 equipas do 2º Ciclo (masculinos - 55, femininos - 42) e 29 equipas do 3º Ciclo (masculinos – 82, femininos - 85), ou seja, 264 alunos (47,3% da população escolar). Realizaram-se no total 93 jogos (39 no 2º ciclo e 54 no 3º ciclo).
Os torneios correram de forma entusiástica e em bom clima de fair play.
                Saiba mais na página Educação Física

23/01/2012

Visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga



      As imagens despertaram a curiosidade? Então não percam a leitura dos documentos de tipologia textual diversa (notícia, reportagem, texto de opinião, poema, descrição de imagem) elaborados pelos alunos do 9º Ano, turmas A e B.                                                                Sabe mais na página Visitas de estudo

10/01/2012

Campanha de recolha de alimentos "Gaiatos nossos amigos"

      No âmbito da campanha de recolha de alimentos "Gaiatos nossos amigos" , a nossa escola contribuiu com mais alimentos do que é habitual em anos anteriores, pelo que agradecemos a generosidade de toda a comunidade educativa. A lista de alimentos oferecidos encontra-se afixada na escola, à entrada da sala de professores, no local onde se encontrava o caixote. Obrigada a todos que divulgaram e contribuíram!